Mensagem de Boas Vindas

Sagres em Sagres Outubro de 2008
Bem-vindo ao novo website da Embaixada de Portugal em Berlim - https://berlim.embaixadaportugal.mne.gov.pt/

Este novo website tem como objetivo fornecer toda a informação aos seus utilizadores, da forma mais clara e atualizada possível.
Esperamos que encontre no novo website as respostas às suas questões. Para qualquer esclarecimento adicional poderá sempre contactar-nos através do e-mail: berlim@mne.pt

Mais notícias Notícias

Paulo Rodrigues Ferreira, português a residir na Carolina do Norte (Estados Unidos da América), é o vencedor da 4.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, atribuído pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, no âmbito da ação cultural junto das comunidades portuguesas.

Ninguém volta ao que deixou é a obra galardoada da 4.ª edição deste prémio dirigido a portugueses residentes no estrangeiro e a lusodescendentes.

A obra, do domínio da prosa (romance), foi selecionada de entre mais de sessenta candidaturas provenientes dos seguintes países: Brasil, Alemanha, Luxemburgo, Estados Unidos da América, Bulgária, China (Macau), França, África do Sul, Canadá, Irlanda, Bélgica, Angola, Guiné-Bissau e Espanha. Este é um resultado que representa uma sólida adesão e interesse neste galardão, expressos não só nos números, mas também na qualidade dos trabalhos rececionados.

Na edição deste ano, o júri foi composto por Luís Filipe de Castro Mendes (que o presidiu), pela editora-chefe da Imprensa Nacional, Paula Mendes, e pela professora Martina Matozzi, da Universidade de Coimbra.

A propósito de Ninguém volta ao que deixou, o júri disse tratar-se de «uma narrativa que mantém a tensão da escrita da primeira à última página» e que é «coerente na sua atitude e considera, com um olhar original e uma voz cativante, o contemporâneo».

Paulo Rodrigues Ferreira, que concorreu ao prémio com o pseudónimo Penélope Rodrigues, nasceu em 1984, em Torres Vedras. Doutorou-se em História Contemporânea com uma tese intitulada «Iberismos, Hispanismos e os seus Contrários: Portugal e Espanha (1908-1931)», onde se debruçou sobre as relações intelectuais e culturais entre Portugal e Espanha e analisou os diferentes conceitos de iberismo. Paulo Rodrigues Ferreira é atualmente leitor de português na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, onde ensina Língua e Literatura Lusófona. Antes de se mudar para a Carolina do Norte, ensinou português no Queens College e no Bronx Community College, em Nova Iorque. Publicou Uso Errado da Vida (Companhia das Ilhas, 2019). Foi finalista do Prémio Fundação Eça de Queiroz.

Além dos 5000 € (cinco mil euros) do valor pecuniário do prémio, Paulo Rodrigues Ferreira deverá ver, ainda este ano, a publicação do seu trabalho pela editora pública portuguesa, a Imprensa Nacional.

Aceda aqui ao artigo completo conforme publicado pela Imprensa Nacional.

15948073481364633566

Candidaturas a decorrer até 17 de fevereiro de 2023, para estágios no 2º semestre do ano letivo 2022/2023

O Programa de Estágios Curriculares do Ministério dos Negócios Estrangeiros destina-se a alunos que frequentem instituições de ensino superior e que pretendam ter uma experiência no MNE.

Os estágios curriculares podem ter início a 15 de abril e 15 de julho (2º semestre), com uma duração de 3 ou 6 meses.

As áreas de formação elegíveis são:

  • Administração Pública;
  • Relações Públicas;
  • Ciência Política e Relações Internacionais;
  • Direito;
  • Gestão;
  • Economia e Finanças;
  • Línguas, Literaturas e Culturas;
  • Ciências da Comunicação;
  • Informática.

A submissão de candidaturas é realizada na plataforma online do PECMNE, disponível em https://www.pec.gov.pt/.

Para mais informações, sugere-se a leitura do Regulamento e das Perguntas Frequentes, disponíveis na página inicial da referida plataforma do PECMNE.

Para esclarecimento de dúvidas, poderá contatar o Instituto Diplomático através do endereço eletrónico estagios.idi@mne.pt.

Link Quizz PECMNE

PECMNE

Já se encontra disponível o novo número do Boletim Informativo dedicado à Comunidade Portuguesa na Alemanha. Esperamos que a informação que lá se encontra, resultado de um trabalho conjunto entre a Embaixada e os Consulados-Gerais de Portugal na Alemanha, se revele útil para os seus leitores e desde já agradecemos os comentários e sugestões que nos queiram fazer chegar.

Se pretender receber este Boletim em .pdf (máx. 2,5 MB) diretamente na sua caixa de correio eletrónico, envie-nos, por favor, um e-mail para boletiminformativo.comunidade@mne.pt com essa indicação. O seu endereço de e-mail será apenas adicionado à lista de distribuição eletrónica deste documento.

Boa leitura!

0001

0002

0003

0004

Abriu a 15 de janeiro de 2023 no Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros um concurso para a atribuição de duas (2) Bolsas de Investigação para Doutoramento, nas áreas científicas de História, História Diplomática, Ciência Política e Relações Internacionais.

As bolsas são financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia ao abrigo do Protocolo de Colaboração celebrado entre a FCT e o Instituto Diplomático.

O concurso estará aberto entre 15 de janeiroe de 2023 até às 23h59 (hora de Lisboa) de 15 de março de 2023.

O edital está disponível aqui

O anúncio está igualmente disponível em https://euraxess.ec.europa.eu/jobs/59747

inq nova

Contactos

Embaixada

Zimmerstraβe 56
10117 Berlin

(+49) 30 59 00 63 500
berlim@mne.pt
Facebook 

Mais informação

Secção Consular

Zimmerstraβe 56 – 1. OG
10117 Berlin

+(49) 30 2291388
+(49) 30 2290011
sconsular.berlim@mne.pt (Secção Consular)
berlim@mne.pt (Geral)

Mais informação

Ligações úteis

agendamento consular

ponto interogação2

128621803 1835659306608728 5044577423084215193 o

eportugal

logo Camoes Berlim3

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático