Mensagem de Boas Vindas

Sagres em Sagres Outubro de 2008
Bem-vindo ao novo website da Embaixada de Portugal em Berlim - https://www.berlim.embaixadaportugal.mne.pt/

Este novo website tem como objetivo fornecer toda a informação aos seus utilizadores, da forma mais clara e atualizada possível.
Esperamos que encontre no novo website as respostas às suas questões. Para qualquer esclarecimento adicional poderá sempre contactar-nos através do e-mail: berlim@mne.pt

Mais notíciasNotícias

Já se encontra disponível o novo número do Boletim Informativo dedicado à Comunidade Portuguesa na Alemanha. Esperamos que a informação que lá se encontra, resultado de um trabalho conjunto entre a Embaixada e os Consulados-Gerais de Portugal na Alemanha, se revele útil para os seus leitores e desde já agradecemos os comentários e sugestões que nos queiram fazer chegar.

Se pretender receber este Boletim em .pdf (máx. 2,5 MB) diretamente na sua caixa de correio eletrónico, envie-nos, por favor, um e-mail para boletiminformativo.comunidade@mne.pt com essa indicação. O seu endereço de e-mail será apenas adicionado à lista de distribuição eletrónica deste documento.

Boa leitura!

Boletim Informativo Nr 29 Janeiro 2021 page 001Boletim Informativo Nr 29 Janeiro 2021 page 002

Boletim Informativo Nr 29 Janeiro 2021 page 003

Boletim Informativo Nr 29 Janeiro 2021 page 004

 

lolo

No dia 1 de janeiro Portugal assumiu a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia (UE), que desempenhará durante o primeiro semestre de 2021. Portugal foi precedido nesta responsabilidade pela Alemanha, que desempenhou um excelente trabalho, logrando decisões tão fundamentais quanto a aquisição conjunta das vacinas pela UE e a aprovação de uma resposta robusta às consequências económicas e sociais da pandemia. 

O programa da nossa Presidência foi desenvolvido conjuntamente com a Alemanha e a Eslovénia - país que irá suceder-nos nesta missão - para garantir a coerência e seguimento dos assuntos ao longo dos três semestres.

Sob o lema «Tempo de Agir: por uma recuperação justa, verde e digital», a nossa Presidência assenta em três grandes prioridades para a UE: 

  • Promover uma recuperação económica e social alavancada pelas transições climática e digital;
  • Concretizar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais da União Europeia como elemento essencial para assegurar uma transição climática e digital justa e inclusiva;
  • Reforçar a autonomia de uma Europa que se deve manter aberta ao mundo.

Num momento em que a pandemia de COVID-19 apresenta desafios socioeconómicos difíceis e importantes para a UE, a Presidência Portuguesa fará tudo para que o seu semestre constitua o início de um novo ciclo na Europa.

A execução do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2021-2027 e do Instrumento Próxima Geração UE (Next Generation EU), que integram um conjunto de instrumentos financeiros inovadores que vão apoiar a retoma da Europa, designadamente através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, é uma das principais prioridades. A aprovação e a execução dos Planos Nacionais de Recuperação e Resiliência serão também prioritárias. 

A resiliência da UE assenta, também, na defesa dos seus valores fundamentais. Nesse sentido, promoveremos a defesa e consolidação do Estado de direito, o combate a todas as formas de discriminação, o pluralismo dos média e o combate à desinformação.

O reforço do modelo social europeu para transmitir confiança aos cidadãos será tema central da Presidência Portuguesa. O objetivo será o de garantir que a dupla transição, climática e digital, se realiza de forma inclusiva e sem deixar ninguém para trás, acautelando a dimensão social da pandemia. Em maio, o Porto acolhe a Cimeira Social, que se irá repartir em dois momentos-chave: uma Conferência de Alto Nível no dia 7 de maio, com ampla participação das instituições europeias, dos Estados-Membros, dos parceiros sociais e da sociedade civil; uma Reunião Informal de Líderes europeus, no dia 8 de maio. O objetivo é dar impulso político à concretização do Pilar Europeu dos Direitos Sociais na vida dos cidadãos europeus, onde os temas centrais serão o emprego, as qualificações e a proteção social.

A Presidência Portuguesa apoiará a criação de uma União Europeia para a Saúde, que fortaleça a capacidade de resposta a crises de saúde pública e de produção e distribuição de vacinas seguras, dentro e fora da Europa. Contribuiremos para que o processo de vacinação contra a COVID-19 aconteça em paralelo em todos os Estados-Membros e para que a vacina seja um bem universal, público e gratuito.

No âmbito da ação externa, a Presidência Portuguesa investirá no reforço do multilateralismo e na afirmação da União Europeia como ator global, cujo protagonismo é necessário em todas as áreas e temas da agenda internacional. Um dos destaques nesta área será a Reunião Informal dos Líderes europeus com o Primeiro-Ministro da Índia, com o objetivo de dar impulso a um diálogo político e económico reforçado. A Presidência Portuguesa dará também particular atenção aos países da vizinhança, às relações da União Europeia com África e também com a América Latina. As relações transatlânticas e uma agenda renovada com a nova Administração norte-americana serão igualmente prioridade.

Finalmente, Portugal será a primeira Presidência rotativa a lidar com a saída definitiva do Reino Unido do Mercado Interno e da União Aduaneira da UE. Conseguido um acordo provisório sobre a relação futura entre as duas partes, a Presidência Portuguesa empenhar-se-á na sua aprovação definitiva e, depois, na sua aplicação, de modo a que Reino Unido e União Europeia consolidem uma parceria forte, nos domínios económico, geopolítico e de segurança.

O programa, os eventos e as demais dimensões da Presidência Portuguesa do Conselho da UE no primeiro semestre de 2021 podem ser acompanhados através do website https://www.2021portugal.eu/pt/ e das redes sociais. Na Alemanha, a Embaixada e Consulados-Gerais de Portugal divulgarão igualmente as atividades e notícias relacionadas com a Presidência através do website e redes sociais, que convidamos todas as portuguesas e todos os portugueses a seguir.

imagem Natal SExa Embaixador 3

                   Por tradição, o Natal é um tempo de reencontros e de celebração, mas também de pausa e de reflexão. Todos nós, crentes ou não, buscamos a companhia das nossas famílias, dos nossos entes mais queridos. Festejamos uma data carregada de símbolos e as relações que nos unem. Em ocasiões como esta, pesa mais a distância que nos separa dos ausentes. Aproveitamos também o final de outro ano para refletir sobre o que fizemos, os nossos planos e os nossos sonhos, aquilo que o futuro nos poderá trazer. É um tempo de solidariedade e de magia.

         Bem sabemos, contudo, que 2020 foi um ano muito exigente, que nos impôs uma realidade inesperada. Quebraram-se rotinas, dificultaram-se os contactos e os movimentos. Ainda assim, enfrentar em conjunto os desafios impostos pela pandemia reforçou o nosso sentido de responsabilidade e os vínculos que nos caracterizam enquanto comunidade – a história que partilhamos, a língua que falamos, os afetos que nos marcam. E emergem, agora, motivos de fundada esperança. A par das medidas tomadas para estabilizar a situação e para relançar a vida social e económica, temos o anúncio de uma pronta campanha de vacinação. É legítimo pensar, portanto, que o ano que se avizinha será merecidamente melhor para todos.

         As portuguesas e os portugueses que vivem na Alemanha contarão, sempre, com o apoio incondicional e permanente da Embaixada e dos Consulados-Gerais em tudo quanto esteja ao nosso alcance. As portas estarão sempre abertas para escutar sugestões e comentários, problemas e inquietações. Continuaremos a aperfeiçoar e modernizar os serviços prestados, a respaldar o tão meritório trabalho dos nossos movimentos associativos e a privilegiar a educação e o ensino da língua portuguesa e a promoção e divulgação da nossa cultura – e, claro está, do nosso país. Temos de estimular e acarinhar o talento, o saber e a capacidade de inovação dos nossos concidadãos, nas escolas, nas universidades e nas empresas. A Alemanha, testemunho-o a cada dia, é consciente das nossas qualidades.  

       2021 será um ano importante. Portugal ocupará a Presidência do Conselho da União Europeia logo no primeiro semestre, sucedendo à Alemanha. Manter-vos-emos a par do nosso programa, das nossas prioridades e das nossas realizações. O mote escolhido para a Presidência aponta já o caminho que queremos seguir – “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”. O trabalho realizado na frente europeia com a Alemanha é razão para estarmos orgulhosos. De igual modo, na vertente cultural, encaramos com entusiasmo a perspetiva de vermos Portugal como País Convidado da emblemática Feira do Livro de Leipzig, em maio. E não deixaremos de assegurar os programas educativos e culturais que, com entrega e gosto, vimos levando a cabo.

         Merece referência destacada a eleição presidencial, agendada para 24 de janeiro. A escolha do próximo Presidente da República configura um momento de significado único para a nossa Democracia e para as nossas instituições. É essencial que participemos nesse exercício, determinante para o futuro de Portugal, exercendo o direito de voto. Procuramos garantir, Embaixada e Consulados-Gerais, em articulação com as autoridades alemãs, que o vosso voto seja depositado nas urnas em condições de completa segurança. Aqui fica o meu apelo – venham votar, porque cada voto conta.

         Espero vivamente que 2021 nos permita regressar ao contacto direto e que, ao longo dos próximos 12 meses, possamos viver de outra forma. Pretendo ir ao vosso encontro, preparando um abrangente mapa de visitas a distintos pontos da Alemanha.

         A todas e todos, às vossas famílias, perto ou longe, desejo com amizade um Feliz Natal e um Ano Novo com saúde, próspero e à altura das vossas melhores expetativas. Que 2021 seja, com o contributo de cada um, ano grande para a Comunidade Portuguesa na Alemanha.

Francisco Ribeiro de Menezes
Embaixador de Portugal

Avaliação Curricular dos candidatos no âmbito do concurso externo para o preenchimento de um posto de trabalho na categoria de Assistente Técnico, da carreira de Assistente Técnico, para exercer funções no Consulado-Geral de Portugal em Estugarda:

AT Estugarda lista avaliação curricular page 001

Contactos

Embaixada

Zimmerstraβe 56
10117 Berlin

(+49) 30 59 00 63 500
berlim@mne.pt
Facebook 

Mais informação

Secção Consular

Zimmerstraβe 56 – 1. OG
10117 Berlin

+(49) 30 2291388
+(49) 30 2290011
sconsular.berlim@mne.pt (Secção Consular)
berlim@mne.pt (Geral)

Mais informação

Ligações úteis

eleicoes presidenciais 1 2500 2500

agendamento consular

ponto interogação2

128621803 1835659306608728 5044577423084215193 o

eportugal

logo Camoes Berlim3

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático