Conselheira Cultural:  Drª Patrícia Salvação Barreto

Kunstraum Botschaft / Instituto Camões Berlim
Zimmerstr. 55
10117 - Berlin
camoes.berlim@mne.pt

 

https://camoesberlim.de/pt/

www.facebook.com/camoesberlin  

www.instagram.com/culturaportugal

 


No atual contexto europeu, a cooperação cultural e a divulgação do que mais interessante é gerado pelos criadores nacionais são um eixo fundamental da disseminação da identidade portuguesa, feita de traços próprios e também de comunhão com os demais aspetos que enformam a identidade europeia, rica, diversa e plural.

De acordo com relatórios recentes da Comissão Europeia, os setores cultural e criativo europeus representam perto 4,5% do PIB da União, correspondendo a cerca de 3,8% da mão-de-obra (8,5 milhões de pessoas), sendo a Europa líder mundial em exportações das indústrias criativas. É também o potencial  económico e social desta atividade que queremos sublinhar e explorar na estratégia de internacionalização com que a Embaixada de Portugal na Alemanha está comprometida.

O espaço cultural, inaugurado em fevereiro de 2016 pelo Primeiro-Ministro António Costa, funciona no âmbito da rede externa do Camões – Instituto de Cooperação e da Língua e constituí um núcleo essencial de projeção de Portugal na Alemanha.

No ano de abertura, organizámos exposições de três importantes artistas contemporâneos - Nuno Cera, André Romão e Tatiana Macedo -, tendo ainda concluído um Memorando de Entendimento com a Fundação EDP/MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Desde então, temos vindo a participar no Gallery Weekend e no Art Berlin Contemporary, dinamizando ainda projetos que envolvem as comunidades.

Privilegiamos a articulação com outras instituições num vasto espetro de manifestações culturais, agindo em parcerias também com organismos alemães que assim potenciam os recursos ao nosso dispor,  promovendo a colaboração multilateral seja no seio da EUNIC Berlin – Rede Europeia de Institutos de Cultura -, seja no âmbito da CPLP.

  • Partilhe