Está a decorrer a 3.ª edição do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão. Até 31 de janeiro de 2023, jornalistas podem submeter a concurso os seus artigos sobre Portugal publicados em órgãos de comunicação social alemães, bem como artigos divulgados em órgãos de comunicação social portugueses sobre a Alemanha e que tenham sido publicados entre 1 de fevereiro de 2022 e 31 de janeiro de 2023. Os vencedores dos Prémios serão anunciados no dia 3 de maio de 2023, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

A seleção dos artigos será realizada por dois júris independentes, constituídos por cinco personalidades de renome do meio jornalístico de cada um dos dois países. Compõem o júri alemão Christoph von Marschall (Tagesspiegel), Elena Witzeck (Frankfurter Allgemeine Zeitung – Feuilleton), Norbert Thomma, (jornalista independente e antigo editor de Tagesspiegel), Philipp Maußhardt (Escola de Reportagem de Reutlingnen), e Sabine Kieselbach (Deutsche Welle).

Em cada país são atribuídos prémios no valor de 2.000 (1.º Prémio), 1.000 (2.º Prémio) e 500 Euros (3.º Prémio), bem como, na primeira e na segunda categorias, uma viagem para duas pessoas à Alemanha ou a Portugal.

O Prémio de Jornalismo Luso-Alemão distingue anualmente textos jornalísticos publicados na Alemanha sobre Portugal, bem como textos publicados em Portugal sobre a Alemanha, que ofereçam um contributo singular para aprofundar o conhecimento mútuo dos dois países, reforçar a relação bilateral e fomentar o reconhecimento e promoção de um jornalismo profissional e livre como base das nossas democracias, no espírito europeu.

Uma iniciativa da Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, em cooperação com o Goethe-Institut Portugal, a Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã, a Central Alemã para o Turismo em Portugal, o Camões Berlim, a Delegação de Turismo de Portugal na Alemanha e é apoiado pela Embaixada de Portugal em Berlim e pela Embaixada da República Alemã em Lisboa.

O regulamento pode ser consultado aqui.

Para mais informações, contacte por favor:

na Alemanha:

Embaixada de Portugal em Berlim / Camões Berlim - camoes.berlim@mne.pt

em Portugal:

Goethe-Institut Lisboa - premiojornalismo@goethe.de

premio

  • Partilhe