Os cidadãos nacionais residentes na Alemanha que necessitem de obter ou renovar o seu cartão de cidadão, podem a partir de 1 de junho (7 de junho no caso do Consulado-Geral em Hamburgo), solicitar junto dos postos consulares portugueses na Alemanha, por ocasião da introdução do pedido presencial, que o mesmo lhes seja diretamente enviado por via postal para o seu domicílio, pagando naquele momento o valor do porte de correio. O envio do CC por correio será realizado através na modalidade de Rückschein - com aviso de recepção, e assegurado pela Deutsche Post.

Este procedimento cumpre o disposto pela Portaria n.º 46/2021, de 3 de março de 2021, e procura proporcionar aos residentes portugueses na Alemanha uma forma segura e eficaz de receberem o seu documento de identificação pessoal , dispensando-os da necessidade de se deslocarem uma segunda vez ao posto consular a fim de realizarem o seu  levantamento.

O Cartão de Cidadão terá de ser obrigatoriamente entregue ao titular e por este recebido, ou no caso de menores, pelo respetivo responsável legal. Se o titular não se encontrar no seu domicílio para receber o seu Cartão de Cidadão, a Deutsche Post deixará uma notificação de tentativa de entrega para que possa com a melhor brevidade possível dentro do prazo de 7 dias,  levantar o documento presencialmente na filial da Deutsche Post indicada. Em caso de devolução do Cartão de Cidadão ao posto consular emissor, o seu titular terá de levantá-lo presencialmente, nos termos definidos pelo posto emitente.

Para mais informações sobre este assunto, contacte diretamente o Posto Consular da sua área de residência por email:

Secção Consular de Berlim  – sconsular.berlim@mne.pt
Consulado-Geral em Estugarda – estugarda@mne.pt
Consulado-Geral em Düsseldorf  – consulado.dusseldorf@mne.pt
Consulado-Geral em Hamburgo – consulado.hamburgo@mne.pt

  • Partilhe