Sob o lema “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”, terá lugar, no primeiro semestre de 2021, a quarta Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, apresentaram, no Centro Cultural de Belém, a identidade visual e os canais oficiaisde comunicação da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, que decorre de janeiro a junho de 2021.

LEMA

A visão e as prioridades da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia estão inscritas no seu lema: “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verdee digital”.

LOGÓTIPO

Da autoria do ateliê Providência Design, o logótipo, inspirado na bandeira da União Europeia e suas cores – o azul e o amarelo -, transforma as 12 estrelas numa União a 27. Partindo de elementos associados a Portugal, à sua história, geografia e abertura ao mundo, o logótipo da Presidência Portuguesa recria esses 27 elementos num sol e num leme que guiam a União Europeia para um futuro inovador, sustentável, positivo e humano, de acordo com os seus valores fundadores.

WEBSITE

Presidência Portuguesa lança, também hoje, o seu website www.2021portugal.eu,as redes sociais Twitter, Facebook, Instagram, Youtube e Flickr, e ainda a hashtag #EU2021PT.

O Centro Cultural de Belém, construído para acolher a primeira Presidência Portuguesa do Conselho das, então, Comunidades Europeias, volta a ser escolhido como sede operacional, quase 30 anos depois. Portugal assumiu, pela primeira vez, a Presidência rotativa do Conselho em 1992. Seguiu-se a Presidência de 2000 e, em 2007, a terceira Presidência Portuguesa, que ficou marcada pela assinatura do Tratado de Lisboa.

  • Partilhe