10 junho 2021

Caras e caros compatriotas,

De novo celebramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O 10 de Junho é uma data especial do calendário, na qual celebramos o País, a sua História e as suas realizações; a nossa língua e a nossa cultura; e as portuguesas e os portugueses que fazem as suas vidas no estrangeiro. Na pausa deste Dia, que para quem vive na Alemanha não é feriado, gostaria de partilhar convosco algumas notas sobre o ano que passou e o nosso futuro coletivo, enquanto comunidade.

O ano que passou foi verdadeiramente intenso para todos. Marcado pela pandemia, sem dúvida, impôs-nos privações e provações, alterando em tantos aspetos os nossos modos de vida. A verdade é que a Comunidade Portuguesa na Alemanha mostrou, a cada passo, o seu valor, a sua solidariedade, o seu notável civismo e a sua capacidade de adaptação e de resolução de problemas. Pela positiva, sem perder a esperança, tudo fazendo para ultrapassar esta desafortunada conjuntura.

Contámos com o apoio das distintas autoridades alemãs, federais e dos Länder. Pelo lado da Embaixada e da nossa rede consular, procurámos garantir a maior proximidade possível, correspondendo às vossas solicitações e aos vossos anseios. Levámos a cabo uma bem-sucedida eleição presidencial e mantivemos um diálogo constante convosco, através das redes sociais e da interlocução, sempre utilíssima, com associações e os nossos Conselheiros das Comunidades – até, em mais do que uma ocasião, a nível governamental. Assim continuaremos, com entrega e empenho, também numa perspetiva de modernização da prestação de serviços, com melhores meios e soluções. O mesmo se aplica ao sector específico da Segurança Social. No caso da educação, foi necessário que nos adaptássemos às circunstâncias, recorrendo ao ensino virtual, com a compreensão e o apoio dos Pais e Encarregados de Educação, dos alunos, dos nossos Professores e – claro está – com a cooperação das escolas e administrações escolares.

 

Caras Amigas, Caros Amigos,

Em todas estas áreas, através do cumprimento das medidas sanitárias e da campanha de vacinação, as perspetivas são bastante mais encorajadoras em Portugal e na Alemanha, como no resto da Europa. É de novo mais fácil viver e trabalhar, encontrarmo-nos e, dado muito relevante, viajar em condições seguras. Portugal voltou a estar, para os que aqui vivem, mais perto.

Estes foram, também, os 12 meses em que a Alemanha e Portugal se sucederam na Presidência do Conselho da União Europeia. Posso dizer-vos, agora que vamos chegando ao fim da nossa 4ª Presidência europeia, que se tratou de uma experiência com muito bons resultados práticos para a Europa e que reforçou, a todos os níveis, o já de si bom entendimento político-diplomático entre Portugal e a Alemanha. É motivo de satisfação para todos termos sido bem-sucedidos, construindo sobre o trabalho da Presidência alemã e avançado no combate à pandemia, na recuperação das nossas economias, no relançamento da agenda dos direitos sociais, nas transições climática e digital e no reforço da UE e do seu papel no mundo.

Olhando em frente, temos bons motivos para nos alegrar. O levantamento das restrições pandémicas permitirá maior liberdade de circulação, o regresso ao crescimento das relações económicas bilaterais e a normalização das nossas atividades. Neste sentido, preparamos com afinco o próximo ano letivo, e queremos alargar o trabalho que levamos a cabo, também, no mundo universitário alemão. Como vos disse, continuaremos a envidar todos os esforços para garantir apoios aos movimentos associativos e para assegurar serviços consulares à altura das necessidades. Gostarei, claro está, de poder manter uma presença mais ativa, e um diálogo mais profícuo, convosco.

Em breve veremos a seleção portuguesa de futebol em ação, também aqui na Alemanha. Fará, estou certo, uma campanha excelente. Muito importante, em 2022, Portugal será Pais Convidado da Feira do Livro de Leipzig, em março, e da Feira industrial de Hannover, em abril. Aqui fica o convite para esses dois momentos únicos, onde exibiremos a nossa língua e a nossa cultura, por um lado, e por outro a extraordinária riqueza e diversidade do nosso tecido produtivo, marcado pelo conhecimento avançado, a qualidade e a inovação. Mais razões para nos sentirmos orgulhosos de ser portugueses na Alemanha, membros de uma Comunidade cuja vitalidade em tanto contribui para o progresso dos dois países.

Desejo-vos um muito feliz dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Muito obrigado, e viva Portugal!

 

Francisco Ribeiro de Menezes

  • Partilhe