Caras e caros compatriotas,

Festejamos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A 10 de Junho celebramos o nosso País, com a sua História e os seus feitos, a nossa língua e a nossa cultura. A 10 de Junho saudamos as portuguesas e os portugueses espalhados pelos quatro cantos do mundo. Neste terceiro 10 de Junho que passo na Alemanha, regresso ao vosso contacto para dar nota de algumas reflexões sobre a nossa vida, enquanto comunidade, e a nossa ação neste amigo e vasto país.

Atravessámos um ano cheio e diversificado, como sempre com alegrias e momentos menos bons. A pandemia perdeu força, mas deixou cicatrizes. Importa, a este propósito, sinalizar pela positiva que se levantaram as restrições de viagem – e que Portugal ficou mais perto –, que se relançam os contactos, os eventos, os negócios, o diálogo político entre a Alemanha e Portugal. Não esqueço, de resto, todas as provas de civismo e de solidariedade que a nossa Comunidade deu ao longo dos últimos dois anos. Continuámos, aliás, a contar com o apoio de todas as autoridades alemãs.

A Embaixada e os Consulados-Gerais, a propósito da pandemia, mas também de todas as outras vertentes do nosso trabalho, procuraram ir ao encontro das vossas necessidades e legítimas expetativas. Em determinadas áreas, como sucedeu com a Segurança Social ou a rede de Ensino, e também na ação cultural, há excelentes resultados a registar. No domínio do atendimento consular, onde aumentámos de modo significativo os números de atos praticados, estamos conscientes de que de nós se espera uma outra capacidade de resposta, com mais meios humanos e recursos tecnológicos modernos. Atribuo a maior relevância às vossas solicitações e aos vossos anseios, bem como ao intercâmbio de ideias com todos vós, as associações e os Conselheiros das Comunidades. Tivemos, em 2021, uma visita da então Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas Drª Berta Nunes, e esperamos para breve uma estada entre nós do seu sucessor no XXIII Governo Constitucional, Dr. Paulo Cafôfo. Pela nossa parte, não deixaremos de envidar todos os esforços para garantir a qualidade no atendimento e uma solução válida para a totalidade dos casos.

Caras Amigas, Caros Amigos,

Temos sobrados motivos para nos orgulhar do nosso País e do prestígio que ganha e consolida na Alemanha. Mesmo sem uma Feira oficial, onde seríamos País Convidado, as nossas Letras e as nossas Artes brilharam em Leipzig. Por outro lado, Portugal teve a honra de ostentar o título de País Parceiro da Feira de Hannover – a Hannover Messe, já na sua 75ª edição, é a maior feira industrial do mundo, e de serviu de montra para aquilo que de melhor se cria e fabrica em Portugal, em sectores tão distintos como a metalomecânica ou a digitalização, as energias renováveis ou a própria aeronáutica e a investigação científica de topo. Foram 109 empresas portuguesas, que representam larga fatia do nosso PIB, num evento que se viu inaugurado por S. Exª o Primeiro-Ministro, Dr. António Costa, e o Chanceler Federal Olaf Scholz. É com este balanço, de resto, que olhamos agora para a Segunda Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, que se realiza em Lisboa e onde a Alemanha participa. Com esta dinâmica, também, preparamos a intensificação das relações políticas e económicas entre os dois países, baseadas no respeito mútuo, nos valores partilhados, no equilíbrio e no benefício mútuo. O caminho pela frente é deveras alentador, e uma coisa é certa. Como antecipáramos no ano passado, estas concretizações valorizaram, de um modo muito expressivo, aquilo que somos e o lugar que, enquanto portugueses, ocupamos na República Federal da Alemanha.

A tarefa de servir as Comunidades Portuguesas no estrangeiro é, por definição, uma missão inacabada. Num mundo em permanente mudança, novas necessidades e novos desafios são fenómenos apenas naturais. Aqui estaremos para, convosco, encontrar as mais adequadas formas de reagir, de acompanhar e moldar os tempos e de acautelar os interesses e as aspirações das nossas famílias, dos nossos empreendimentos e do nosso País.

Com o maior gosto vos desejo um muito feliz dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Muito obrigado, e viva Portugal!

sexa

  • Partilhe