Mensagem do Embaixador de Portugal na Alemanha

Francisco Ribeiro de Menezes

 

          Teria preferido que a minha primeira comunicação às portuguesas e aos portugueses que vivem na Alemanha ou que aqui se encontram temporariamente fosse dedicada aos nossos planos para o continuado aprofundamento das relações luso-alemãs, às iniciativas que temos preparadas para este ano e para 2021 – quando assumiremos, a 1 de janeiro, a Presidência semestral do Conselho da União Europeia – e à importância que atribuo ao contacto direto com a nossa Comunidade. Sucede que, desde a minha chegada a Berlim, no início de fevereiro, e sobretudo desde que apresentei as minhas cartas credenciais ao Presidente Frank-Walter Steinmeier, a 19 desse mês, a realidade que nos rodeia começou a alterar-se a um ritmo impressionante.

          A pandemia do covid-19, ou “coronavírus”, é um inesperado fenómeno que sobre nós se abateu e que a todos afeta de alguma maneira. Sentimo-lo com severidade aqui, na Alemanha, como o sentem os nossos compatriotas, amigos e familiares em Portugal e em tantos outros países. Mais, as evidências científicas e as políticas que delas decorrem apontam para medidas de saúde pública imprescindíveis, de prevenção e combate à doença, que a todos implicam e responsabilizam. Ou seja, numa altura em que as nossas preocupações compreensivelmente vão para os que mais estimamos, em que nos angustia a contenção social e o isolamento a que nos devemos remeter, em que a distância dos nossos seres queridos parece ser maior, somos chamados a ser parte ativa dos esforços que nos permitirão ultrapassar esta crise. É um imenso desafio, individual e coletivo.

          A Comunidade Portuguesa na Alemanha pode e deve desempenhar um papel exemplar nestas circunstâncias. Sempre nos caracterizou a coragem, o espírito de sacrifício e a solidariedade – apoiando-nos entre nós e ajudando a sociedade que nos acolhe e onde nos integramos. A melhor forma de o fazermos é respeitar as orientações das autoridades – federais, estaduais e locais – do Estado alemão e, sempre que aplicáveis, as das autoridades portuguesas. A Embaixada em Berlim, com a sua Secção Consular, e os Consulados-Gerais em Hamburgo, Dusseldórfia e Estugarda procederam às adaptações exigidas – e, acreditem, incontornáveis – para se manter em funcionamento e poder ir ao encontro das vossas necessidades. Em momentos como este, são essenciais o conhecimento dos factos, a lucidez e a calma. As informações relevantes e detalhadas encontram-se disponíveis nas nossas páginas oficiais e nas redes sociais. Recomendo vivamente a sua leitura atenta – e não deixaremos de as atualizar. Contamos convosco, como parceiros, no importante trabalho conjunto que temos pela frente. E contem, claro está, com a minha mais dedicada disponibilidade.

          Em breve regressarei aos programas e aos projetos da rede diplomática e consular de Portugal na Alemanha. Agora, trata-se sobretudo de vencer esta crise, de preservar a nossa saúde e de salvaguardar o bem-estar da nossa sociedade. Teremos depois, estou certo, tempo para o futuro.

          Berlim, 17 de março de 2020.             

  • Partilhe