10 junho 2020

 (clique aqui para ver o vídeo)

Caras e Caros Portuguesas,

Celebramos a 10 de junho o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. É o dia do nosso País, da nossa língua, da nossa História. É o dia do orgulho de sermos portugueses. Este ano, o meu primeiro como Embaixador na Alemanha, não nos permitiu um contacto mais direto e pessoal. Acreditem que tenho pena. Por este motivo, quis gravar estas palavras e difundi-las pelas nossas redes sociais, esperando que assim nos sintamos, pelo menos, um pouco mais próximos.

Todos o sabemos. 2020 vem sendo um ano anormal, duro e exigente. A pandemia do covid-19 pôs-nos à prova, como pessoas, como famílias, como membros da sociedade em que nos integramos. Na Alemanha, como sucedeu em Portugal, na Europa e em todo o mundo. E o facto de, aqui, a pandemia ter de um modo geral poupado a nossa comunidade, não significa que não tenhamos experimentado outras consequências – pessoais, económicas, profissionais. Mas mesmo nestas circunstâncias, a comunidade portuguesa na Alemanha mostrou serenidade, civismo e uma notável capacidade de resistência. Mostrou igualmente a sua solidariedade, e louvo a generosa entrega dos movimentos associativos nestes tempos de risco. Estão, todos e cada um, de parabéns por isso. E agora que começa o desconfinamento, que exige prudência, podemos preparar os tempos que temos pela frente.

Como sabem, a Embaixada e os Consulados fizeram um grande esfoço, com a vossa colaboração, para permanecer abertos e prestar o apoio de que precisam e toda a informação disponível, tornando-a mais acessível. Agradeço assim a dedicação dos nossos Cônsules e dos seus colaboradores. Retomaremos o mais rapidamente possível o atendimento completo e as permanências consulares. Continuamos também atentos ao apoio social, e contamos desde há uns meses com uma Conselheira, baseada em Berlim, colocada na Alemanha para vos apoiar mais de perto nas complicadas questões da Segurança Social.

Na área do ensino, onde os efeitos práticos da pandemia prejudicaram o curso normal do ano letivo, temos boas perspetivas para o ano escolar 2020-2021. Continuamos a contar com o empenho dos pais, encarregados de educação e jovens para enriquecer e expandir o ensino em português na Alemanha. Aproveito aliás para vos anunciar que relançaremos, já em julho, os Prémios de Mérito para os nossos jovens que finalizaram com sucesso o ensino secundário alemão – em 2018, 2019 e 2020 –, para os encorajar a prosseguir os cada vez mais imprescindíveis estudos.            

Caras e Caros Compatriotas,

A 1 de julho a Alemanha assumirá a Presidência semestral do Conselho da União Europeia. Naquilo que se chama o “Trio de Presidências”, articuladas por um programa conjunto, será a vez de Portugal assumir essa mesma Presidência a 1 de janeiro de 2021. Quer isto dizer que os dois países – com a Eslovénia, que vem depois – assumirão grandes responsabilidades na condução dos destinos da Europa numa altura complexa e de grandes desafios. É preciso repor a Europa em ordem após a crise. Ouvirão falar muito de Portugal e da sua visão da Europa. Nós, a partir da Embaixada e dos Consulados, cuidaremos de vos manter a par daquilo que este Trio, com as instituições europeias e os demais Estados-membros, for fazendo. Uma coisa é certa. O exercício do Trio reforçará mais ainda o excelente entendimento entre Portugal e a Alemanha – o que é sempre bom.

À medida que a vida regressa à normalidade, também a nossa programação recuperará vitalidade e ambição. Chamo a vossa atenção, por enquanto, para a Feira do Livro de Leipzig, na primavera do ano que vem, onde Portugal será o país convidado. Um grande momento de divulgação da literatura portuguesa – e da literatura em português – que prometemos levar o mais longe possível. Muitas outras iniciativas haverá. Esta, a de Leipzig, é digna do legado de Camões.   

Amigas e Amigos,

Nas redes sociais da Embaixada divulgaremos as ligações necessárias para que possam seguir as comemorações oficiais do 10 de Junho em Portugal, com Sua Excelência o Presidente da República, Sua Excelência o Primeiro-Ministro e outras autoridades. Comemorações essas que tiveram por sua vez de se adaptar às circunstâncias pandémicas. Mas isso não quer dizer que o 10 de junho perca importância, ou dignidade, ou alcance. Aquilo que nos une através das gerações, a nossa coesão enquanto povo, o nosso extraordinário passado e o presente com que construímos o futuro, o Portugal moderno e inovador que recolhe a admiração do mundo – é isso que celebramos, desta vez, de uma maneira algo diferente. Mas seguramente com emoções não menos intensas e partilhadas.  

A festa que não fizermos este ano, faremos no próximo, juntos, e valerá por duas. Fica prometido. A todos desejo um feliz 10 de Junho, o nosso dia, o dia do nosso Portugal.

Muito obrigado, e até breve.

  • Partilhe